Alunos confeccionam Brinquedos de sucata na escola Valdecir

Publicado em 08/11/2018 às 08:45 - Atualizado em 08/11/2018 às 08:46

Alunos confeccionam Brinquedos de sucata na escola Valdecir

Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivarem a criatividade das crianças, ainda as despertam para a consciência ecológica.

Nas mãos e na imaginação das crianças, frascos vazios, tampinhas de garrafas e folhas de árvores ganham vida e se transformam em brinquedos. Nessa brincadeira, é possível descobrir a si próprio, o outro e o mundo ao redor, de forma divertida e prazerosa. Algo tão simples e inerente à criança, mas que foi depreciado pelo modelo de educação vigente. Pensando nisto os alunos do 3º ano da escola municipal Prefeito Valdecir Ângelo Zampieri com a professora Amarilce realizam nesta semana atividades através de sequência didática e pesquisas. Conforme a Professora Amarilce cada aluno criou e apresentou seu brinquedo com sucatas. “A brincadeira é uma necessidade própria de nos seres humanos. Quando brincamos brota espontaneamente principalmente na criança, que desde de bebê brinca com as próprias mãos, depois com objetos, sempre explorando o mundo de forma própria, sem regras. É uma ação de autoconhecimento que determina coisas importantes para toda a sua vida. É por meio das brincadeiras que a criança cria, imagina, constrói imagens e memórias, se desenvolve corporal, cognitiva e emocionalmente”, diz a Professora Amarilce.

Para a diretora da escola Magali da Silva, os professores, depois de participar das brincadeiras, relatam que as crianças ficam mais felizes porque estão brincando e com isso desperta ainda mais a vontade de vir à escola. “Por meio das brincadeiras, as crianças adquirem conhecimento de si, ficam muito mais autônomas, criam e inventam mais, se relacionam melhor com os coleguinhas e aprendem coisas novas que levarão para o resto de suas vidas. Está atividade de brincar proporciona mais leveza e alegria para nossos alunos, porque muda a rotina escolar. A escola ganha vida olhando nossos alunos criando e se divertindo com os brinquedos”, avalia Magali.