Educação
Prefeito Sivio participa da II Feira do JEPP ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’

Publicado em 05/12/2018 às 10:50 - Atualizado em 06/12/2018 às 08:05

Projeto tem como propósito fomentar a cultura empreendedora desde a mais tenra idade escolar

O Prefeito Sivio Lemos das Neves participou da II Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizada na Escola Municipal Santo Antonio, na manhã desta quarta-feira (05). O trabalho foi realizado com alunos 1º ao 5º ano, com orientação dos professores participantes do projeto, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Sebrae. Para que tudo saísse conforme o desejado, cada uma das turmas trabalhou um tema, sendo eles: O mundo das ervas aromáticas (1º Ano); Temperos naturais (2º Ano); Brinquedos ecológicos (3º Ano); Locadora (4º Ano); Sabores e cores (5º Ano).

Presente no encerramento do JEPP, o Prefeito Sivio elogiou a feira de negócios. “Fiquei muito feliz com resultado da feira e a qualidade do conteúdo. Essa é mais uma escola municipal agraciada com o JEPP. Nosso objetivo é expandir este projeto para as demais escolas do município em 2019”, destacou Sivio que agradeceu a parceria com o Sebrae e parabenizou a direção da escola. “É muito bom ver a escola se destacando em meio a sua comunidade e da sociedade. Correspondendo às expectativas que os pais e famílias Iranienses tem em relação ao papel da secretaria de educação, que além de educar concebe um certo protagonismo na história de nossas crianças, na história desses pequeninos que no futuro irão conduzir nossas cidades, estado e país”.

A secretária de educação Margarida Gazoni Zenaro aprovou a iniciativa. Segundo ela, o projeto possibilitou uma nova forma de trabalho para professores e alunos: dinâmica, lúdica, abrangente. “A empolgação dos alunos a cada aula era contagiante e os resultados superaram as expectativas. Eles adoraram participar e ver os seus trabalhos sendo apreciados por todos  resume. É muito bom ver uma escola se desenvolvendo e envolvendo seus alunos neste processo. Estamos dando um passo para que essas crianças tenham contato com o empreendedorismo. Esse momento é muito especial, porque a gente vê as crianças empolgadas com o que produziram, vê que elas têm um carinho por aqueles trabalhos e que se dedicam para vender os produtos mesmo”, destaca a Secretária de Educação.

“O Projeto trabalhou o conceito do empreendedorismo, que fez os alunos refletirem no seu papel como cidadão na sociedade em que está inserido, e a partir desse projeto pudemos observar uma visão mais coletiva”, disse a diretora Marise Basso, que emocionada afirmou aos pais. “ Você já imaginou seu filho desenvolvendo um plano de negócio ainda na escola? Pois essa realidade já existe na escola municipal santo Antonio e vem estimulando a criatividade e a capacidade de percepção de quem ainda criança, sonha em ser dono do seu próprio empreendimento”, destacou a diretora.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, assinala que a feira gerou muita expectativa entre os alunos." Observamos um grau elevado de comprometimento, do empreender e do fato deles criarem com os recursos que dispunham. Os produtos disponíveis nas bancas atenderam aos temas. A organização dos espaços, os cartazes com informações, os convites para visitar a feira e os produtos identificados foram alguns dos aspectos que demonstram que o planejamento foi colocado em prática".

“Avaliado como um momento positivo deixa-nos emocionados em perceber os alunos empolgados e comprometidos com o evento. Muito gratificante, pois observamos produzirem suas próprias mercadorias para a feira, além de ouvir o relato dos pais em relação às expectativas do filho para a feira. Ver o sorriso e a alegria de cada um foi o melhor resultado. A educação como um todo precisa deste impulso e desafio, muitas vezes, para que nós possamos constatar que devemos fazer a diferença- salienta a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do projeto, Marieli Aline Musskopf, que representou o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

A apresentação dos trabalhos realizados ao longo de dois meses encerrou o JEPP. Com o objetivo estimular o estudante a desenvolver a criatividade, o projeto também pôde preparar os alunos para escolhas futuras, como ingressar no mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento social por meio da cooperação, cidadania e geração de renda de maneira sustentável.

Os alunos da escola realizaram lindas apresentações culturais levando o Público presente a se emocionar.

No período da tarde o Prefeito Sivio e secretarias prestaram atendimento a comunidade, foi realizado apresentação da Feira e venda dos produtos produzidos na escola.