Desfile cívico marca 7 de Setembro em Irani

Publicado em 09/09/2019 às 07:50 - Atualizado em 09/09/2019 às 08:08

Desfile cívico marca 7 de Setembro em Irani

Cerca de duas mil pessoas participaram do desfile em comemoração ao dia 7 de Setembro em Irani. A estimativa é da Secretaria Municipal de Educação que organizou a programação. O desfile aconteceu na Avenida Governador Ivo Silveira na manhã deste sábado (07) e levou muitos Iranienses para assistir. Pela primeira vez, os líderes dos poderes Executivos e Legislativos, juntamente com servidores municipais, abriram o desfile, demonstrando civismo e patriotismo. As bandeiras foram hasteadas em frente à Praça Central da Igreja Matriz São João Batista. A Banda Marcial Ecos do Contestado conduziu o desfile seguida por mais de mil alunos das escolas municipais, estaduais e de educação especial representada pela APAE, além de entidades e grupos. A fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Irani coloriram a avenida e deram o tom da marcha que percorreu a Avenida se apresentando para as autoridades. As apresentações culturais abrilhantaram o evento com temas de patriotismo.

Em seguida o prefeito fez o pronunciamento destacando as atitudes cidadãs e patriotas de cada cidadão para o Brasil ser um país cada vez melhor. “A melhor homenagem que podemos fazer para nossa Pátria, para nosso Estado e nossa cidade é ajudar a cuidar deles”, enfatizou. Para o prefeito, a Semana da Pátria e o desfile evidenciam o patriotismo e contribuem para que o amor à nação, o respeito e a ajuda mútua prevaleçam nos dias atuais. “Cada entidade que participou retratou o que está fazendo para contribuir com a sociedade. Parabéns a todos os envolvidos na organização e a todos que decidiram participar deste desfile e consagrá-lo como um dos maiores dos últimos anos”, reiterou. O Prefeito Sivio ainda destacou a presença da Banda de fanfarra dos Bombeiros como um diferencial para o desfile. “A gora temos uma riqueza cultural que é Banda de fanfarra a qual lutamos em parceria com os Bombeiros e Secretaria Municipal de Educação para reativarmos. Muito bem ensaiadas, com seus uniformes dando um colorido especial para o desfile. Estão todos de parabéns pela apresentação que com certeza marcou mais uma comemoração especial para o dia da Independência”, disse o prefeito afirmando. “Somos filhos de uma terra riquíssima, de um povo trabalhador, de gente que não tem medo de lutar, temos uma história magnífica, um legado passado de gerações em gerações. Temos as belezas naturais, somos felizes e devemos comemorar e engrandecer nossa Nação, especialmente neste Sete de Setembro”, comentou Sivio.

Na avaliação da secretária municipal de Educação, Margarida Gazoni Zenaro, o evento foi um sucesso, superando em apresentação e público os anteriores já organizados.” A comunidade Iraniense é muito participativa e veio assistir. Destacamos a presença de muitos familiares acompanhando as crianças. Todas as escolas foram muito bem representadas, trouxeram para a avenida seu capital humano e mostraram o quanto a Educação é essencial para uma nação mais justa, igualitária e para a formação dos cidadãos”.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Sandro Alves Pereira, liderou a Banda e o desfile dos bombeiros de Irani com os Voluntários e veículos.