Prefeitura e Casan pedem à população uso consciente de água para evitar racionamento

Publicado em 20/11/2020 às 10:18 - Atualizado em 20/11/2020 às 10:22

A situação de estiagem vem se agravando a cada dia. Outubro e novembro atingiu quantidade muito baixa de chuva. A pouca precipitação vem se arrastando desde os últimos meses e causando uma das maiores estiagens dos últimos tempos em Irani e região. O abastecimento de água ainda não é afetado, mas os problemas começam a aparecer. A prefeitura e casan alertam que o nível dos poços onde é feita a captação de água no município já estão abaixo do ideal. Isso pode vir refletir no abastecimento de água em Irani. O Prefeito em exercício Marcelo Pegoraro, destaca de que esteve em contato com gerente local da Casan, e foi informado de que o município ainda não tem problemas graves. “A gente precisa que a população continue economizando porque se não chover nos próximos dias e próximas semanas, não sei como vai se comportar os poços de captação de agua”, comenta Marcelo. Pegoraro destaca que tipo de ações podem ser realizadas pela população como forma de economizar água. “Entendo que uso consciente é aplicar a água em coisas extremamente necessária. Calçada que possa ser varrida, não precisa jogar água, não lavar os carros. Quando tomar banho, me ensaboando posso fechar o registro, evita regar o jardim. Agora, para cozinhar, beber, para o que é vital, não se economiza não. “Nesta semana o quadro de estiagem vem nos preocupando bastante e estamos auxiliando os agricultores com abastecimento de agua em algumas propriedades. Já são muitas famílias que necessitam de ajuda da administração para receber água, usada tanto para consumo de animais, quanto humano. Há perdas também em pastagens e na produção de carne e leite e isto nos preocupa. Pedimos mais uma vez que a população nos ajude economizando agua até passarmos por este período de estiagem” finaliza Marcelo.